Salário Maternidade 2021

O Brasil possui alguns benefícios para seus trabalhadores e trabalhadoras, dentre eles o Salário Maternidade 2021, que é concedido para aquelas gestantes que precisam parar de trabalhar para dar à luz ao seu filho, para aquelas que passam por um aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para crianças de até 8 anos. Conheça mais sobre o Salário Maternidade 2021 abaixo.

Salário Maternidade 2021

Salário Maternidade 2021

Salário Maternidade 2021

O Salário Maternidade é um benefício concedido pela Previdência Social, do governo federal, para todas aquelas mulheres gestantes contribuintes do sistema previdenciário (de carteira assinada ou de forma independente). O mesmo pode ser agendando através do portal MEU INSS 2021, da Previdência Social.

Toda mulher que contribui para a Previdência Social e que está grávida, 28 dias antes de ter seu filho e 91 dias depois do parto, tem o direito de não trabalhar recebendo sua remuneração para o preparo e resguardo para dar a atenção necessária para seu filho.

Mulheres que decidem adotar, as que passam por um aborto espontâneo não criminoso ou que conseguem guarda judicial de crianças de até 8 anos de idade também tem o direito de receber o Salário Maternidade.

Vale ressaltar que em alguns casos o pai também tem o direito de receber o Salário Maternidade, dependendo da situação. Casos em que há a morte da mãe no parto ou abandono da criança pela mãe, o pai assume a responsabilidade para receber o Salário Maternidade e se ausentar do trabalho para dar os cuidados necessários ao filho.


Quem tem direito ao Salário Maternidade

O Salário Maternidade é pago para todas aquelas:

  • Gestantes;
  • Adotantes;
  • As que sofreram um aborto espontâneo não criminoso;
  • Ou que conseguiram guarda judicial de crianças até 8 anos de idade.

A mulher que pretende receber o Salário Maternidade deve contribuir para a Previdência Social como carteira assinada ou de forma autônoma. A mulher tem o direito de ficar afastada do trabalho 28 dias antes do parto e 91 dias após o parto recebendo a sua remuneração. Para mais detalhes sobre a sua situação como contribuinte para a Previdência, consulte o extrato INSS 2021, pelo portal do Meu INSS.

Quem tem direito ao Salário Maternidade

Quem tem direito ao Salário Maternidade

VEJA AINDA:


Valor do Salário Maternidade 2021

O valor do benefício do Salário Maternidade vai depender do tipo de contribuição que a mulher faz para a Previdência Social. Veja:

  • Trabalhadora autônoma: renda igual à remuneração integral;
  • Empregada doméstica: será de acordo com o último salário de contribuição;
  • Outras seguradas: em 1/12 da soma dos doze últimos salários de contribuição, verificado no período não superior a quinze meses.

Para saber as datas de saque do seu benefício, será necessário consultar a tabela INSS 2021.


Como dar Entrada no Salário Maternidade

Para a segurada que tem carteira assinada, a empresa irá dar entrada ao Salário Maternidade assim que a mulher tiver direito de receber o seu benefício.

A mulher contribuinte à Previdência Social de forma autônoma deverá dar entrada em uma das agências do INSS mais próxima.

Como dar Entrada no Salário Maternidade

Como dar Entrada no Salário Maternidade

Para mais detalhes sobre o seu benefício, após encaminhado, veja como fazer a consulta inss 2021.


Onde Encaminhar o Salário Maternidade

O Salário Maternidade 2021 é um benefício exclusivo criado pelo governo federal por meio da Previdência Social. A beneficiada que tem carteira assinada irá avisar a sua empresa sobre a sua gravidez, aborto espontâneo, adoção ou ganho de guarda judicial para recebimento do benefício.

Caso seja contribuinte independente, a mulher gestante com direito ao benefício deverá ir até uma agência do INSS com seus documentos e comprovantes para dar entrada ao Salário Maternidade para o afastamento do trabalho de forma remunerada.

Reply