A maior parte das pessoas conhecem o programa do governo federal, Bolsa Família. Pensando também em contribuir para os paulistas, o governo do Estado de São Paulo criou o programa Renda Cidadã, que transfere renda para aqueles mais pobres e necessitados. O auxílio social Renda Cidadã 2021 de São Paulo ajuda famílias consideradas pobres e extremamente pobres que moram no Estado e que necessitam dessa ajuda do governo para se sustentarem e darem o melhor para os seus filhos e membros da família em geral.

Renda Cidadã 2021
Renda Cidadã 2021
Alguns estados consideravam o auxílio do Bolsa Família muito pouco. Por isso, criaram programas de transferência de renda locais, como é o caso do Renda Cidadã 2021.
Com essa transferência de renda para os cidadãos carentes do Estado, as famílias têm mais condições de ter melhores acessos a:
- Alimentação;
- Moradia;
- Transporte;
- Entretenimento;
- Saúde;
- Educação e;
- Muito mais.

Renda Cidadã
No entanto, nem todos os grupos familiares do estado tem direito a receber o benefício, o mesmo é destinado somente para aqueles que realmente tem necessidade.
Quem tem direito
Não são todas as pessoas que podem garantir o recebimento da Renda Cidadã.
É preciso primeiramente que:
- O interessado em participar do programa seja do Estado de São Paulo;
- Receba até um quarto do salário mínimo e;
- O responsável pelo grupo familiar seja inscrito no Cadastro Único.
O programa foi criado para que realmente pessoas que precisem sejam atendidas pelo Renda Cidadã. Para quem realmente necessita receber um auxílio para melhorar suas condições de moradia e dar melhores condições também para seus filhos.
Além dos requisitos, há também preferência no momento da seleção dos participantes, priorizando:
- Famílias indígenas;
- Famílias ciganas;
- Famílias que tenham mulher como chefe;
- Famílias extrativistas;
- Famílias com crianças de 3 até 6 anos de idade;
- Famílias que tenham como membros idosos;
- Famílias que tenham como membros deficientes;
- Famílias ribeirinhas.

Quem tem direito
Como se inscrever no Renda Cidadã 2021
Se você se encaixa no perfil do programa Renda Cidadã 2021, então pode participar fazendo a sua inscrição. Infelizmente não tem como ainda fazer inscrição pela internet ou mesmo marcar um agendamento para fazer isto.
É preciso que a família interessada procure o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – da sua cidade ou região. Pode também buscar informações sobre a inscrição na Renda Cidadã na prefeitura do seu município.

Como se inscrever no Renda Cidadã 2021
- Veja também como fazer o cadastro Bolsa Família 2021.
Documentos Necessários
No momento de realização da inscrição, é preciso que o interessado leve todos os documentos das famílias e comprovantes como:
- Documento de identidade de todos os membros da família;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda;
- Cartão de vacinação em dia das crianças;
- Comprovante de matrícula e frequência das crianças e adolescentes.
O programa Renda Cidadã oferece ajuda por três anos aos seus segurados, sem prorrogação. Depois da inscrição, basta aguardar a sua aprovação pelo governo estadual.
Valor do Renda Cidadã
O valor do Renda Cidadã varia de acordo com as condições de cada família. Os valores variam entre R$ 80 a R$ 160 reais. O valor parece ser pequeno, mas com essa renda extra a família consegue melhorar suas condições de precariedade.
Vale a pena ressaltar que o Renda Cidadã prioriza famílias que:
- Possuem pessoas com deficiência;
- Idosos e;
- Pessoas com doenças crônicas grave.
A validade do benefício é por 3 anos e a família não poderá participar de outros programas sociais, como o Bolsa Família. Quase 100 mil famílias são ou já foram beneficiadas pelo programa em São Paulo.
Cartão Renda Cidadã
Os pagamentos do Renda Cidadã 2021 acontecem mensalmente e os saques podem ser feitos através do Cartão Renda Cidadã, que a família recebe quando é aprovada no programa. A maior parte das famílias podem fazer saques mensais por até 36 meses, ou seja, a um prazo limite para o programa ser finalizado.

Cartão Renda Cidadã
- Para mais informações não deixe de acessar o portal oficial do Renda Cidadã desenvolvimentosocial.sp.gov.br.
Reply