A formação da juventude é fundamental para o desenvolvimento de qualquer país, por isso, o governo brasileiro investe no ensino dos seus jovens por meio de programas como o ProJovem 2021. Com este programa o MEC pretende aumentar a escolaridade e promover a formação profissional dos jovens do todo o Brasil. Continue conferindo os próximos tópicos deste post e saiba como você pode ter acesso ao ProJovem. Acompanhe!

PROJOVEM 2021
Como funciona o Programa Projovem
Para tornar possível o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), o Governo Federal formou uma parceria com os estados e municípios brasileiros. Nas unidades de ensino distribuídas pelo país, o programa dispõe de cursos profissionalizantes e sociais que servem de catalisador para o ingresso da juventude no mercado de trabalho.
Para que os jovens selecionados tenham o máximo proveito nos cursos do ProJovem, o programa tem uma duração de 18 meses na maioria dos cursos. O curso encontra-se dividido em 6 módulos temáticos que possuem uma duração de 3 meses cada.
Vale salientar que ao frequentar um dos cursos deste projeto, o estudante não só recebe o certificado de conclusão do curso frequentado, mas ele também ganha a certificação de conclusão do ensino fundamental.

Como funciona
Confira também como funciona:
Quem pode se inscrever no Programa Projovem 2021
O direito ao ProJovem se destina a jovens de um modo generalizado. Pelo fato do programa também ter o objetivo de ajudar jovens que são mais susceptíveis a se envolver na criminalidade, o seu foco está nos municípios ou regiões que apresentam maiores índices de violência.
O programa tem especial foco na juventude negra, jovens que fazem parte do Plano Juventude Vida e que habitam em regiões que sofreram ou ainda sofrem grande impacto por conta das obras do governo. No entanto, todo o cidadão interessado precisa garantir o atendimento dos seguintes requisitos:
- Ter entre 18 a 29 anos de idade;
- Saber ler e escrever, mesmo que não tenha finalizado o ensino fundamental.
- Ter uma renda mensal de até 1 salário mínimo por pessoa.
Modalidades ProJovem 2021
Para oferecer um melhor suporte aos jovens abrangidos por este programa, o ProJovem conta com 3 modalidades, que são:
- Adolescentes: diz respeito aos jovens de 15 a 17 anos de idade que integram famílias que recebem benefícios de programas de assistência do governo ou que estão numa situação considerada de risco social;
- Urbano: engloba todos os jovens de 18 a 29 anos que habitam em zonas urbanas com maior risco social e altas taxas de violência, e que não finalizaram o ensino fundamental;
- Campo: foca em jovens de 18 a 29 anos de idade que residem em zonas rurais e praticam a agricultura. Nessa modalidade o currículo tem algumas diferenças do programa urbano.
Cursos gratuitos ProJovem
O ProJovem oferece cursos de qualificação profissional e social com uma bolsa de auxilio de R$ 100,00. Valendo lembrar que essa bolsa é oferecida somente a estudantes que tem uma taxa de atendimento das aulas de pelo menos 75%. Alguns dos cursos mais aderidos do programa são os seguintes:
- Turismo;
- Transporte;
- Arte e Cultura;
- Gestão pública;
- Alimentação;
- Administração;
- Construção e Reparos;
- Etc.

Cursos gratuitos ProJovem
Reply