O ID Jovem é um programa do Governo Federal que possui o objetivo de fornecer diversos benefícios aos jovens. Descontos em transportes coletivos, meia-entrada para eventos de caráter cultural e esportivos e também vagas gratuitas em transportes públicos são algumas das regalias que podem ser obtidas por meio do uso desse documento. Então, quer saber como funciona, quem pode fazer, como fazer e os benefícios da utilização do ID Jovem 2021? Leia o artigo abaixo!

ID Jovem 2021
Como Funciona o ID Jovem
O ID Jovem é um documento que integra o Estatuto da Juventude e possui o objetivo de garantir o acesso à diversos benefícios aos jovens de baixa renda. Para ter acesso aos benefícios, o jovem, no momento da compra de ingresso para apresentações culturais ou esportivas, deve apresentar o ID Jovem junto com documento de identificação, como carteira de trabalho, carteira de identidade ou CNH.
O Governo Federal estabelece que a cada 30 dias, o jovem realize o procedimento de renovação do documento, seja por meio do aplicativo ou também pelo computador.

Como Funciona
Quem Pode Fazer o ID Jovem 2021
Assim como outras iniciativas do Governo Federal, o ID Jovem 2021 exige que os interessados em solicitar o documento esteja atendendo uma série de requisitos. Portanto, para realizar o ID Jovem, o interessado deve:
- Ter entre 15 e 29 anos;
- Ter rendimento familiar correspondente a até dois salários mínimos;
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (CadÚnico);
- Estar com o cadastro atualizado no CadÚnico;
- Saber a sequência numérica do NIS.

Quem Pode Fazer o ID Jovem
Como Fazer a Identidade Jovem
Embora o Identidade Jovem já tenha milhares de usuários espalhado por todo o território brasileiro, muitos ainda desconhecem como solicitar o documento.
Um dos requisitos para ter acesso ao Identidade Jovem é estar inscrito no Cadastro único para Programas Sociais do Governo, também conhecido como CadÚnico. Isto porque o procedimento de cadastramento no Identidade Jovem exige o Número de Inscrição Social, o NIS.
Para realizar a matrícula no CadÚnico, o jovem deve ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Secretaria de Assistência Social de seu município portando alguns documentos pessoais e do grupo familiar, como documento de identificação, comprovante de renda, comprovante de residência e também carteira de trabalho, caso tenha.
Com o Número de Inscrição Social em mãos, o jovem deve realizar o seguinte procedimento:
- Acesse a plataforma informatizada do Identidade Jovem pelo endereço eletrônico: https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem.
Como Fazer a Identidade Jovem
- No formulário, preencha as seguintes informações:
- Número do NIS
- Nome Completo
- Nome da mãe
- Data de Nascimento
- Ao término do preenchimento, clique na opção ‘Gerar ID Jovem’.
- A plataforma irá gerar o documento e poderá ser impresso clicando em “Imprimir ID Jovem”.

Gerar ID Jovem
Benefícios do ID Jovem 2021
O jovem que possui o ID Jovem 2021 tem acesso a vários benefícios em diversos segmentos, de cultura à transporte.
- Com o ID Jovem e documento de identificação em mãos, fica assegurado o pagamento de meia-entrada (ou seja, 50% do valor exigido no ingresso ao público) em eventos de caráter artístico-culturais e esportivos.
- Além disso, o programa também estabelece que por viagem, fiquem reservada duas vagas gratuitas em cada veículo, embarcação de serviço convencional ou comboio ferroviário.
- Os estudantes que prestarão o Exame nacional do Ensino Médio (ENEM) também podem exigir a isenção da taxa de pagamento de inscrição.

Benefícios do ID Jovem
Reply