Calendário Escolar 2021

É muito importante estar por dentro de todas as datas que são oficialmente definidas pelo calendário escolar, já que o mesmo é diferente do calendário oficial. Todos os anos esse calendário é atualizado e o aluno ou pais, conseguem planejar estudos, férias, viagens familiares e saber quando cada feriado caí, bem como sua emenda. Em nosso artigo de hoje você vai entender um pouco mais sobre o funcionamento do calendário escolar 2021, confira.

Calendário Escolar 2021

Calendário Escolar 2021

Como Funciona o Calendário Escolar

O calendário escolar funciona colocando as datas importantes para os alunos, ou seja, não estamos falando somente das datas onde há feriados e emendas, mas também de datas para estudos e provas.

O aluno ou os pais (a depender do ciclo de estudos) sabem quando o ano letivo começa e quando ele termina, no meio de tudo isso, há como a escola organiza as provas.

Por exemplo, para alunos do ensino médio a escola provavelmente já coloca a data do ENEM. Algo totalmente desnecessário para alunos do ensino básico, por exemplo.

É comum que a escola faça um calendário diferente para cada ciclo de estudos, justamente por alguns detalhes. O que coincide é mesmo o encerramento das aulas, menos para o ciclo pré-escolar, que até nisso se diferencia.

Calendário Escolar

Para melhor visualização, deixamos o calendário escolar 2020 disponível para você abaixo. Em 2021 todas as datas vão mudar, como mencionado, porém, a estrutura do calendário escolar 2021 tende continuar bem parecida, dando para ter noção de como funciona esse tipo de calendário.

Calendário Escolar

Calendário Escolar

VEJA AINDA:

Calendário 2021 com Feriados

Calendário de PagamentoAlém da organização com o início, o meio, o fim e os períodos de avaliação, o calendário escolar também traz informações sobre os feriados.

Ou seja, os pais e alunos conseguem saber quando cada feriado cai e se existe emenda para cada um deles ou não.

Essa parte também é importante porque é possível acompanhar os feriados regionais e também os pontos facultativos de cada cidade. Sendo assim, cada estado / cidade, tem um calendário escolar diferente.

Devemos levar em conta questões como o aniversário da cidade ou mesmo feriados como o da consciência negra, que ainda não é oficial em diversos municípios.

Mesmo com o calendário oficial divulgado, é muito importante que o estudante e/ou os pais fiquem atentos a informações do Ministério da Educação, já que podem surgir alguma coisa e mudar toda a programação divulgada no início.

Mas de forma geral, o calendário costuma ser bem fidedigno.

Férias Escolares

Por fim, o calendário escolar 2021 também mostra as férias escolares. Como sabemos, elas acontecem duas vezes ao ano, em julho e a partir de dezembro. Porém, cada escola tem a liberdade para começar a terminar as férias quando quiser, não existe um padrão.

Geralmente escolas públicas da mesma região seguem datas, mas em outro estado isso pode ser diferente, por exemplo. O calendário escolar de uma escola privada, pode ser e geralmente é, ainda mais diferente, por exemplo.

Se você gostou das informações do nosso artigo de hoje, continue conosco para conferir muito mais.

Reply