Bilhete Único RJ 2021 – Como Funciona, Cadastro, Locais de Cadastro e Recarga

O gozo de descontos nas tarifas do transporte intermunicipal no estado de São Paulo pode ser conseguido por meio do Bilhete único RJ 2021. Por isso, se você é habitante do estado do Rio de Janeiro, não deixe de conferir os próximos tópicos deste post e saiba melhor como esse bilhete realmente funciona.

Bilhete Único RJ 2021

Bilhete Único RJ 2021

Como funciona o Bilhete único RJ

O principal objetivo do Bilhete único RJ é de reunir num único lugar o sistema de bilhetes dos meios de transporte que atuam no estado do Rio de Janeiro. Sendo que por meio dessa centralização do sistema, os bilhetes comprados podem ser usados em muito mais meios de transporte com tarifas acessíveis.

Inclusive, os proprietários do Bilhete único RJ podem conseguir descontos e até mesmo isenção da tarifa caso usem os serviços do sistema de transporte por um determinado período de tempo.

Além disso, também vale referenciar que com a adoção desse sistema de bilhetagem único, o governo também pretende gerar um desinteresse por assaltos, já que ao invés do uso de valores monetários, os passageiros passam a usar bilhetes impressos.

O Bilhete único RJ custa R$ 8,55, e ele pode ser usado em apenas 2 meios de transporte durante o período de validade que é de 3 horas nos veículos incluídos no sistema de bilhetagem, exceto em ônibus executivos mais conhecidos como “Tarifa” ou “ Frescão” e o VLT.

Como funciona o Bilhete único

Como funciona o Bilhete único

VEJA AINDA:

Cadastro Bilhete Único RJ 2021

O interesse pelo Bilhete Único RJ deve ser manifestado por meio do cadastro no sistema de transportes acessível somente a pessoas que cumprem com os requisitos impostos pelo órgão responsável pela regulamentação do cadastro, que são:

  • Apresentar uma idade mínima de 5 anos e não ser idoso com mais de 64 anos;
  • Possuir um único bilhete associado ao seu CPF;
  • Ter uma renda mensal inferior a R$ 5.839,45.

Acesse o site do programa e cadastre-se.

Cadastro Bilhete Único RJ 2021

Cadastro Bilhete Único RJ 2021

Pontos de Cadastramento

Cumprindo com todos os requisitos de cadastro bilhete RJ estabelecidos, será necessário se dirigir a um dos pontos de cadastramento para poder ter acesso ao bilhete impresso e começar a usufruir dos seus benefícios.

Posto de Cadastramento

Para fazer o cadastro do Bilhete RJ num dos postos de cadastramento é preciso possuir o RG ou um documento oficial com foto. Fora isso, também será preciso exibir um comprovante de residência.

Lojas RioCard

As lojas oficiais RioCard também podem ser usadas como um dos pontos de cadastramento. Se dirigindo a uma dessas unidades de atendimento você também precisará de possuir o RG e o comprovante de residência.

Site do Cartão RioCard

Uma opção para quem não tem tempo para se deslocar a uma unidade presencial e fazer o cadastro, é o uso do site oficial do Cartão RioCard disponível no seguinte endereço online -> cartaoriocard.com.br.

Como fazer a recarga

Para quem já possui o seu cadastro concluído no sistema do Bilhete RJ, precisará de efetuar a recarga para poder usar um dos transportes da rede. Siga as etapas abaixo para efetuar a sua recarga pela internet:

  • Entre no site oficial do sistema – com.br;
  • Indique as informações do seu login e a senha cadastrada;
  • Finalize marcando a caixa Não sou um robô e depois clique em Entrar.
Como fazer a recarga

Como fazer a recarga

Reply